Efeito de um Blend composto de óleos essenciais e ácido benzóico nas rações de poedeiras semipesadas


Fernando G.P. Costa1, Matheus R. Lima2, Clariana S. Santos1, Junio F Barroso3, Rafael G. Hermes3, Dino Garcez3, Letícia C. Bittencourt3

1Departamento de Zootecnia – CCA/UFPB, Paraiba, Brasil, 2Universidade Federal do Sul da Bahia, Bahia, Brasil, 3DSM Produtos Nutricionais Brasil.


Resumo
Com o objetivo de avaliar a substituição da Colistina em rações de poedeiras por um Blend composto por óleos essenciais e ácido benzoico, os tratamentos foram em esquema fatorial 2x2, com 0 e 300 ppm do Blend e 0 e 8ppm da Colistina (AGP). Após análise dos dados, verificamos uma melhoria na produção de ovos com uso do Blend (P=0,0004), especialmente quando não teve o uso do AGP. Efeito semelhante ocorreu na massa de ovos (P=0,0027). Concluímos que o uso de 300 ppm do Blend avaliado substitui completamente a necessidade de uso de AGP em rações de poedeiras semipesadas em postura.

Palavras-Chave: Promotor de crescimento; Desempenho; Viabilidade Produtiva.


Introdução
Com a proibição dos promotores de crescimento nas rações de aves na União Europeia, a busca por substitutivos se elevou, de modo que os ácidos orgânicos e extratos herbais vêm se destacando.

O ácido benzoico tem propriedades interessantes de proteção aos animais, especialmente no que concerne a questão antibacteriana e antifúngica (Giannenas et al. 2014). Além disso, possuem propriedades antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas, que são atribuídas a grande variedade de compostos fenólicos que ocorrem nas plantas que se extraem tais óleos (Giannenas et al. 2005).

Assim, o objetivo foi avaliar o uso de um Blend, composto de óleos essenciais (timol, eugenol e piperina) e ácido benzóico, em substituição parcial ou não pela Colistina em rações de galinhas poedeiras semipesadas em fase de postura.


Material e Métodos
O estudo foi realizado em um período de 140 dias (cinco períodos de 28 dias), no Módulo de Avicultura do Departamento de Zootecnia do CCA/UFPB, Campus II, Areia-PB. Foram utilizadas 320 galinhas poedeiras Dekalb Brown, em fase de postura, em quatro tratamentos de 10 repetições com oito aves cada, em esquema fatorial 2x2 (Blend - composto por óleos essenciais e ácido benzóico 300 ppm x inclusão ou não de Colistina (AGP) 8ppm). As rações foram formuladas com base nas recomendações de Rostagno et al. (2011).


Resultados e Discussão
Houve efeito significativo para a produção de ovos com o uso do Blend (p=0,0009), além de interação significativa para a produção (P=0,0575) e massa de ovos (P=0,0442) entre o uso do Blend e do AGP (Tabela 1).








Desdobrando a interação, no parâmetro produção de ovos (Tabela 2), verificou-se que o uso do Blend não alterou a variável quando associado ao AGP, contudo, o uso do Blend sem o AGP melhorou a produção de ovos.

Houve melhoria da produção de ovos com o uso isolado do AGP, muito embora, comparando os dois efeitos, o uso do Blend proporcionou melhores taxas de postura das poedeiras, especialmente, sem o uso do AGP. Tais resultados foram similares aos obtidos na massa de ovos, onde o uso do Blend sem o uso do AGP teve maior massa de ovos.







Conclusões
O uso de 300 ppm do Blend composto por ácido benzóico e óleos essenciais eleva a produção e massa de ovos, portanto, substitui completamente a necessidade do uso de AGP em rações de poedeiras semipesadas em postura.



Referências Bibliográficas
Giannenas I., Florou-Paneri P., Botsoglou N., et al.. Effect of supplementing feed with oregano and/or a-tocopheryl acetate on growth of broiler chickens and oxidative stability of meat. Journal of Animal and Feed Science, v.14, p.521-535, 2005.

Giannenas, I.A.; Papaneophytou, C.P.; Tsalie, E. et al. The effects of benzoic acid and essential oil compounds in combination with protease on the performance of chickens. Journal of Animal and Feed Sciences, v.23, p.73-81, 2014.

Rostagno, H.S.; Albino, L.F.T.; Donzele, J.L. et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2011.
 

Organização

         

Promova o dia do ovo

Ações serão realizadas pelo Instituto Ovos Brasil, ABPA, patrocinadores e apoiadores

 

Por que o ovo?

Nossa alimentação combina arroz e feijão com alimentos altamente calóricos e pouco nutritivos. Por isso a importância do consumo do ovo como parte da alimentação. veja mais

   I